sábado, 24 de julho de 2010

Chef de cozinha

Professor Bispo ( SENAC - BA)
Boa tarde,




Ontem fui a um jantar de aniversário de uma grande amigo, que me levou a varias reflexões.



O jantar foi no Bistrot du Vin, fica no 1º andar loja Grand Cru.

Um restaurante agradável e sofisticado, bem interessante.

Posso confessar que gostei do ambiente amplo e sabor dos pratos servidos



Como é de conhecimento geral, sou ex-aluna do SENAC-BA, e fiz três meses de aula pratica no Restaurante Escola Casa do Comercio, daí minha preferência pelo tradicional com perfeição.

Não sou critica gastronômica e entendo pouco.Preciso conhecer muita coisa ainda, mas sei diferenciar um bom restaurante de uma restaurante meio regular.

Não estou aqui para falar bem do Bistrot du Vin, mas para opinar sobre a posição de uma chef de cozinha.



Primeiro questionamento:

Qual é a função de um chefe de cozinha?

Minha opinião:

Dar um bom funcionamento na cozinha, coordenar os pratos, criar um ambiente propicio para que tudo funcione em harmonia, controle de solicitação de compras.

É ele quem dar o último toque final nos partos, ele é a voz de comando, ele sente tudo, vê tudo.Dentro da COZINHA.

Eu não gosto de ver o chef de cozinha passeando pelo salão (essa função é do gerente do restaurante ou do maitre), não do cozinheiro maior.

Eu tenho duas imagens de chef na minha mente.A mais forte delas é do professor Bispo (Sous chefe do restaurante escola casa do comercio).

O Sr Bispo é cozinheiro á mais de 30 anos.Só para se ter uma idéia.

Nos três meses que eu fiquei na cozinha central, eu só o vi ir ao salão quando era chamado (em todas às vezes para ser elogiado, claro).Sabiamente, na minha humilde opinião.

Quando algum cliente mandava o maitre dizer algum elogio para o chef, ele falava:

-O mérito é de vocês!

A outra imagem do chef é a do personagem de Catherine Zeta-Jones no filme

Sem Reservas.

Ah, essa é muito doida...Era extremamente, perfeccionista e apaixonada ao extremo pela profissão, mas só aparecia no salão do restaurante quando era solicitada ou quando algum cliente muito chato ficava questionando sobre sua forma de cozinhar.rs



Quero com esse questionamento dizer que não sou a favor da exposição exagerando do chef de cozinha.Acho desnecessária a sua presença constante no salão, acho que ele não deve se envolver com problemas de cunho administrativo.Volto a dizer.Essa função é do gerente do restaurante ou do maitre.Mesmo que o chef seja o dono.



Fica aqui registrada minha opinião.

Serve para vários profissionais jovens que se acham estrelas e para aqueles inseguros que precisam ver a fisionomia dos clientes para ter a certeza que os seus pratos fizeram o sucesso desejado.



Informação importante.

O que é ser um chefe de cozinha?

O chefe de cozinha é o profissional responsável pela seleção dos ingredientes, pela preparação dos pratos, pela combinação dos sabores e pela sua apresentação. É de responsabilidade do chefe de cozinha manter a ordem e a higiene na cozinha, além de coordenar seus auxiliares no preparo dos pratos. Esse profissional trabalha em conjunto com o gastrônomo, seguindo projetos de cardápio estabelecidos por ele e ajudando-o a relacionar aperitivos, pratos frios, principais, sobremesas e bebidas. Na ausência de um gastrônomo no estabelecimento, suas funções são realizadas pelo chefe de cozinha.



O que é ser um maitre?

O maitre é o profissional responsável supervisão dos trabalhos desenvolvidos pelos garçons. Cabe a ele também o planejamento das rotinas de trabalho em restaurantes, hotéis, bares e estabelecimentos similares. O trabalho do maitre é muito importante, tendo a responsabilidade de comandar e treinar os funcionários, de observar o fluxo de atendimento aos clientes, assim como de supervisionar a qualidade e a apresentação dos produtos oferecidos no estabelecimento.

2 comentários:

  1. Concordo com você,senhora aprendiz!

    ResponderExcluir
  2. Laurent é um dos mais importantes nome da gastronimia francesa no Brasil,chef e dono de escola de gastronomia em São Paulo.
    Vejam um trecho da reportagem,que ele deu a revista SABORES DA MESA.


    Prazeres da Mesa – O que é ser chef?

    Laurent Suaudeau – O ofício do chef de cuisine é uma arte, como a de um pintor ou de um escultor. Só tem uma diferença: esses últimos podem refazer suas obras, se quiserem. Nossa área não admite isso. O gostar, ou não gostar, é imediato. Por isso, ser chef é extremamente estressante, ainda mais com esse glamour exagerado. A vida real não é mostrada ao jovem, o que é perigoso. Basta ver como envelhecem e se desgastam rapidamente os chefs que despontam no mercado.

    ResponderExcluir