sexta-feira, 14 de outubro de 2011

Alho

Boa tarde, turma da cozinha.
Estou apaixonada...cada vez mais pelo alho.


Alho - Allium sativum



Origem:  Ásia

São designadas como alho algumas plantas do gênero Allium (mas não só), embora o termo se aplique especificamente ao Allium sativum, uma planta perene cujo bulbo ("cabeça de alho"), composto por folhas escamiformes ("dentes de alho"), é comestível e usado tanto como tempero como para fins medicinais.

O alho é usado em quase tudo, exceto talves nas sobremesas. O seu sabor depende da forma como é preparado, sendo que o alho cozido é muito mais suave do que o alho cru e picado. Pode ser usado cru ou frito, escalfado, assado ou salteado, e pode ser cozido com ou sem casca.

O alho chegou ao Brasil junto com as caravelas de Cabral. A resistente hortaliça seria parte do magro cardápio consumido pelas tripulações. Mas, uma vez no país, levou cinco séculos para sair do fundo dos quintais, onde era cultivado em pequenas quantidades como tempero e ingrediente de remédios caseiros, para enfim virar uma cultura capaz de gerar riqueza no campo.

Curiosidade: O cultivo da hortaliça é quase artesanal: o plantio é feito dente por dente, e a colheita, bulbo por bulbo.



Nenhum comentário:

Postar um comentário