sexta-feira, 27 de maio de 2011

Culinária junina

Feliz São João!
Os brasileiros aproveitaram as tradições portuguesas das festas juninas e acrescentaram a elas comidas e bebidas típicas, como: amendoim doce, amendoim torrado, paçoca, pé-de-moleque, batata-doce e milho assados na fogueira, milho cozido, pipoca, pamonha, pudim de milho, canjica , curau, broa de fubá, bolo de fubá, bolo de aipim, quentão, licor de frutas, batida e vinho quente.
 
O cuscuz, iguaria feita de milho, era feito inicialmente com arroz ou trigo. É de origem árabe e muito difundido no norte da África. Quem trouxe o cuscuz para o Brasil foi o negro africano. No Brasil, também é feito com goma de mandioca (tapioca), açúcar e leite de coco. Da mandioca, os índios sempre fizeram a tapioca, algumas bebidas alcoólicas e o beiju - feito com leite de coco, é o beiju de coco; sem o coco, é o beiju de goma.

A pamonha, muito apreciada nos arraiais do centro do país, vem do acaçá, prato africano feito de milho ralado quente envolvido em folhas de bananeira. No Brasil, a pamonha é embrulhada, na própria palha do milho.
 
Nas festas juninas em que há fogueira, costuma-se assar milho e batata-doce. O milho descascado é enfiado num espeto e assado na brasa da fogueira. Para evitar que a casca da batata-doce fique igual ao carvão, ela é embrulhada em papel alumínio. Depois de cozida e aberta ao meio, coloca-se um pouco de manteiga ou requeijão. Aqueles que apreciam essa iguaria mais doce, colocam um pouco de açúcar sobre a manteiga. O mesmo pode ser feito com os pedaços ainda quentes de aipim cozido em panela com água e sal.
 
As festas juninas acontecem na época de alta produção de milho, mandioca, batata-doce, abóbora e amendoim. É por isso que, esses alimentos, estão presentes na preparação das comidas tipicas dessas festas.
 
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário