sexta-feira, 21 de maio de 2010

CULINÁRIA TÍPICA DO BRASIL

CULINÁRIA TÍPICA DO BRASIL
O CHURRASCO

A culinária do Brasil é fruto de uma mistura de ingredientes europeus, e de outros povos, indígenas e africanos[1]. Muitas das técnicas de preparo e ingredientes são de origem indígena, tendo sofrido adaptações por parte dos escravos e dos portugueses. Esses faziam adaptações dos seus pratos típicos substituindo os ingredientes que faltassem por correspondentes locais. A feijoada, prato típico do país, é um exemplo disso[2]. Os escravos trazidos ao Brasil desde fins do século XVI, somaram à culinária nacional elementos como o azeite-de-dendê e o cuscuz. As levas de imigrantes recebidas pelo país entre os séculos XIX e XX, vindos em grande número da Europa, trouxeram algumas novidades ao cardápio nacional e concomitantemente fortaleceu o consumo de diversos ingredientes.
A alimentação diária, feita em três refeições, envolve o consumo de café-com-leite, pão, frutas, bolos e doces, no café da manhã, feijão com arroz no almoço, refeição básica do brasileiro, aos quais são somados, por vezes, o macarrão, a carne, a salada e a batata e, no jantar, sopas e também as várias comidas regionais.
As bebidas destiladas foram trazidas pelos portugueses ou, como a cachaça, fabricadas na terra. O vinho é também muito consumido, por vezes somado à água e açúcar, na conhecida sangria. A cerveja por sua vez começou a ser consumida em fins do século XVIII e é hoje uma das bebidas alcoólicas mais comuns

A COZINHA DOS GRANDES CHURRASCOS GAÚCHOS



Gaúcho é o nome dado a quem nasce no estado do Rio Grande do Sul, embora há tempo atrás fosse o nome dado ao homem do sul que vivia no campo, e geralmente era descendente de índios, portugueses e espanhóis. Foi desse homem e de sua cultura que se originou o churrasco gaúcho, um dos pratos mais típicos do pais, especialmente na região sul, sendo motivo de orgulho para os seus habitantes.

Para acompanhar o churrasco há o molho campanha, cujo nome se refere à maneira pela qual o homem come nos campos gaúchos.
E como complemento indispensável aparece o mate-chimarrão, tomado na cuia enfeitada de prata.

Origem

Não existe referência exata sobre a origem do churrasco, mas presume-se que a partir do domínio do fogo na pré-história, o homem passou a assar a carne de caça quando percebeu que o processo a deixava mais macia.
Com o tempo as técnicas foram aperfeiçoadas, principalmente entre os caçadores e criadores de gado, dependendo sempre do tipo de carne e lenha disponíveis.
Na América do Sul a primeira grande área de criação de gado foi o pampa, extensa região de pastagem natural que compreende parte do território do estado do Rio Grande do Sul, no Brasil, além da Argentina e Uruguai. Foi ali que os vaqueiros, conhecidos como gaúchos, tornaram o prato famoso e típico


A culinária de cada região resulta dos favores da terra e do ser humano que a cultiva.
Com esse trabalho aprendi que cozinha não é so molho Bechamel é muito sal, muito fogo e também muita tradição.
Esse trabalho foi fruto de pequisa em um dos livros da editor Abril: Cozinha Regional do Brasil-RIO GRANDE DO SUL.
Pesquisa realizada com gaúchos tradicionais.

Cibelle Dalla Costa

Um comentário: